POSTAGEM - ERICA CASTRO DOS SANTOS

Erica Castro dos Santos


Básico do marketing. Conceito, composto do marketing e seu papel nas organizações
  1. Os 4P Produto - qualidade, diferenciação, embalagem, garantias.
  2. Preço - vendas a crédito pagamento, desconto.
  3. Ponto de vendas - canal de distribuição, armazém, logística.
  4. Promoção - publicidade, merchantly, vendas pessoais, relações públicas.
  5. O que é um plano de marketing - é uma ferramenta que pode ser inclusive no formato de um formulário que vai permite a organização da estratégia e do investimento desse marketing e seus compostos.
  6. Conceito de marketing - é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar coisas que tenham valor para o cliente e a sociedade como um todo.
 A Evolução do marketing
  • ADUP - Associação dirigentes de vendas do marketing do Brasil, criado por um grupo de executivos comandado por William James Papper. Em 1957 a inflação chegou a 26,6% no mesmo ano que a Ford foi instalada no Brasil 1957. A renúncia de Jânio Quadros a presidência da república e o golpe militar que colocou no poder Marechal Castelo Branco nesta década a inflação chegou a cerca 80% ao ano, em seguida a chegada da nova moeda o cruzeiro novo, e a caderneta de poupança com juros de 6% ao ano. Primeiro carro produzido a álcool Fiat 147.
As 4 eras da história do marketing;
  1. Era da produção - até meados de 1925 era só produção não se preocupavam com vendas por que tudo se vendia.
  2. Era das vendas - 1925 ao início de 1950 as empresas começaram a investir nas vendas, com vendedores domiciliar, apresentando produtos como aspirador de pó da Electrolux, cosméticos da Avon, carne do baú da felicidade, lista telefônica e tantos outros.
  3. A era do marketing baby boomer - com a volta dos soldados nascem muitas crianças, feito animador no mercado de fraldas, alimentos para crianças, remédios roupas e brinquedos, logo depois nasci a outra era a dos teen agers, adolescentes ávidos por consumir som, roupas e comidas personalizadas de produtos e serviços.
  4. A era do marketing digital - a internet, o comércio eletrônico comercializa praticamente tudo pelo serviço da internet, como serviço de turismo, compras de supermercado, roupas até o e-ticket.
Marketing a evolução do negócio uma história de início, meio sem final, mas sempre em processos.

Destaque-se dos Concorrentes Explorando suas Forças e Fraquezas
  1. A competitividade eleva a qualidade dos produtos e serviços porque tira o empresário da zona de conforto.
  2. Cuidado e atenção para enfrenta a ação dos competidores a análise da estratégia do ambiente externo lhe ajuda na visão completa do setor e na identificação das oportunidades e ameaças.
  3. Análise de sua empresa com a concorrência vendo suas fraquezas e força;
  4. Diferença - ressalta a sua antes das outras.
  5. Aproveite - explore seu mérito junto aos clientes.
  6. Cuidado - para não expor suas fraquezas, para o oponente não ganha espaço e se fazer da situação.
  7. Saia na frente - atacando com disciplina e dedicação todos esses itens.

 Sistema de Informação de Marketing - Prof. Jorge Bittencourt
  1. A importância da informação para gerenciar bem uma empresa para o futuro e gerenciar com informação.
  2. Saímos da economia da industrial para a economia com base informacional.
  3. As consequências com a globalização - mercado exigente, maior diversidade de produtos e serviços, margens de lucro mais apertada, menos espaço para erros, busca de diferenciais competitivos.
  4. Etapas dos elementos do sistema de informação- são pessoas, equipamentos, procedimentos, que vão reunir selecionar, avaliar e distribuir, informações necessárias, atuais e precisas.
  5. Papel do gerente de marketing- analisar, planejar, implementar, organizar, controlar.

 Comportamento do Consumidor: uma análise da mente e coração dos seus clientes

  • Três importantes teorias que explica a motivação
  • Freud- ninguém entende a própria motivação porque ela esta ligada no inconsciente.
  • Maslow- classificou as necessidades humanas como pirâmides, comer, dormir, respirar e conforme são atendidas, outras mais acimas começam a ganhar importância.
  • Herzerberg- teoria dos dois fatores a satisfação e a insatisfação. As ausências dos fatores que causam a insatisfação não bastam para gerar satisfação.
  • Percepção- e o processo que alguém seleciona, organiza e interpreta as situações para criar a sua própria visão do mundo.
  • Atenção seletiva- não consegue processar a enorme quantidade de informação que recebe o tempo todo.
  • Distorção seletiva- e causada por uma percepção previa a respeito de uma marca.
  • Retenção seletiva- esquecemos o que vemos, mas lembramos daquilo que se assemelha as nossas crenças e atitudes.
  • Tudo está ligado a nossa experiência vivida, e através dela que tudo se espalha tanto pro bem quanto pro mal, uma marca se vende pela satisfação do cliente que conta para um depois o outro conta para outra pessoa, as coisas negativas são piores ainda.  

 Tipos de E-Commerce
  1. E-COMMERCE - e definido como processo de compras e vendas de produtos e serviços totalmente realizados no ambiente eletrônico, como a internet.
  2. B2B - BUSINESS TO BUSINESS - neste modelo termos empresa de pessoas jurídicas realizando processo de vendas para outras empresas, tratando com um maior número de itens nas vendas e também tem uma preocupação maior com a entrega.
  3. B2C - nesse modelo mais comum de pessoas jurídicas para consumidores pessoas físicas, se preocupam mais com a informação e detalhes do produto, exaltando o benefício e utilidade do produto.
  4. C2C - aqui termos consumidores vendendo para consumidores, por meio de plataformas on-line, nesta plataforma a mediação entre oferta de consumidores para consumidores ex; OLX, rede social dentre outros.
  5. M-COMMERCE - com o fácil acesso a internet por dispositivos moveis, esse modelo tem crescido mais e mais, as empresas estão investindo em aplicativos, para informa os consumidores das ofertas e promoções, lançamentos.

Marketing B2B: Como gerar conteúdos incríveis nesse mercado

B2B e B2C? e B2B, B2C, C2C e Mídias Sociais

B2B: ferramentas que fazem diferença


0 comentários:

Postar um comentário